Blog Mario Silva

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Loteamento em São Lourenço da Mata pede socorro

Posted at  13:19  |  in  

Vias de terra estão cheias de buracos, porque não recebem manutenção frequentemente / Foto: Guga Matos/JC Imagem


Vias de terra estão cheias de buracos, porque não recebem manutenção frequentemente

Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Loteamento Chácara Tiúma, em São Lourenço da Mata, fica perto do Centro do município, mas se assemelha a uma zona rural abandonada, com estradas sem pavimentação e mato alto. Moradores sofrem com os buracos, o lamaçal formado em dias de chuvas, problemas na iluminação pública e a insegurança. O local poderia ser mais valorizado por causa da localização, mas carece de infraestrutura básica.

Não há posto de saúde ou escola no lugar, o que torna a área essencialmente residencial, com a presença de poucos pontos comerciais. A mobilidade é difícil por causa dos buracos e da vegetação alta nas vias de terra, que não recebem manutenção adequada. No inverno, a situação piora e o lamaçal toma conta das ruas. Não há mapeamento da região, por isso as ruas não têm nome nem CEP.

A iluminação pública precária também incomoda. À noite, muitas pessoas evitam sair de casa. O ponto mais perigoso é nos arredores da casa-grande da Usina Tiúma. O prédio está abandonado e tomado pelo mato. Há vários relatos de que o imóvel é usado para o comércio de drogas ilícitas. Segundo moradores, ocorrem muitos assaltos nas proximidades por causa da falta de luz nos postes, por isso, os ônibus evitam embarcar ou desembarcar passageiros na parada em frente ao prédio, por volta das 22h. 

O pior é a demora das autoridades para agir. A dona de casa Rita de Cássia, 45 anos, tirou dinheiro do próprio bolso para tentar melhorar a iluminação do lugar. “Gastei R$ 200 para comprar a lâmpada do poste em frente a minha casa. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) veio instalar, mas há vários outros equipamentos quebrados ou sem luminária. Nós, os moradores, nos sentimos abandonados pela prefeitura. Nem CEP temos, somos obrigados a ir buscar a correspondência na casa de parentes” afirma.

A Prefeitura de São Lourenço da Mata informa que está tocando um projeto de pavimentação e que todas as ruas do loteamento serão contempladas. O CEP das vias será gerado à medida que o serviço for concluído. Quanto ao mato alto, o Departamento de Limpeza Urbana afirma que o crescimento do matagal só poderá ser controlado após o calçamento das vias, mas realizará intervenções de caráter paliativo enquanto as obras não forem concluídas. 
Quanto à iluminação pública, a Celpe afirma que enviou uma equipe ao local e tomará as medidas necessárias. A partir de junho deste ano, a responsabilidade pelo serviço no município será repassada à prefeitura. Já a Polícia Militar (PM) garante que encaminhou as denúncias de insegurança ao 20º batalhão. Segundo a corporação, o policiamento na região é feito diariamente em parceria com o Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati).

Fonte: JC

Redes sociais

0 comentários:

--
Copyright © 2015 Blog do Mário .
.
back to top