Blog Mario Silva

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Nova data para licitação

Posted at  06:54  |  in  

De fato, atrasado ainda não está. No entanto, o volume de prazos oficiais divulgados para o início da licitação da Arena Capibaribe, em São Lourenço, acabou deixando o governo do estado numa saia justa. Três datas já saíram na imprensa: 31 de agosto, 16 de setembro e 26 de outubro. Agora, o dia definitivo. A licitação da Cidade da Copa deverá começar até o dia 21 de dezembro. O estádio de 46 mil lugares, por sua vez, começará a ser construído em 8 de março do ano que vem. A informação foi confirmada ontem por Silvio Bompastor, coordenador de Parceria Público-Privada do estado, durante o seminário Infraestrutura de Pernambuco para a Copa 2014, em Boa Voagem.


Segundo Bompastor, a única pendência local para finalizar a minuta licitatória é o prazo para o pagamento do financiamento de R$ 400 milhões do BNDES junto ao consórcio vencedor do processo. O estado quer um prazo de 20 anos, enquanto o governo federal estipulou em 12 anos o período para quitar o financiamento. A decisão vai sair na próxima segunda-feira.Fora isso, todos os outros documentos exigidos pela Fifa já estão nas mãos dos organizadores pernambucanos, como os certificados ambiental e de fluxo e segurança de torcedores.

"Foram adiamentos e não atrasos. Foi a própria Fifa que pediu isso, a todas as 12 subsedes. E foi por isso que a data da licitação mudou. Primeiro, com o certificado ambiental (da U.S. Green Building Council) e depois com a modelagem financeira. O edital já está pronto e só estamos aguardando essa definição do governo federal", explicou Silvio Bompastor, que esteve no seminário juntamente com Ricardo Leitão, secretário da Casa Civil do estado e um dos coordenadores da Cidade da Copa

Após o lançamento do edital, o processo ficará aberto durante 45 dias. O consórcio que ganhar a licitação da PPP irá assumir uma arena orçada em R$ 452 milhões. O consórcio irá administrar o estádio durante 30 anos. Em contrapartida, o estado pagará uma remuneração mensal pelo serviço durante todo o contrato. A administração da arena será sempre fiscalizada, através do Quadro de Indicadores de Desempenho (QID). Depois disso, a posse do estádio voltará para o governo, que terá a opção de licitá-lo por mais três décadas.

Para Silvio Bompastor, o estado vem cumprindo todas as determinações da Fifa. "O estado de Pernambuco não está atrasado. Estamos rigorosamente dentro do prazo, e vamos cumpri-lo", completou. O prazo para a conclusão segue o mesmo: 31 de dezembro de 2012.


Redes sociais

0 comentários:

--
Copyright © 2015 Blog do Mário .
.
back to top