Em clima de mistério, o comitê técnico da Fifa realizou ontem a primeira vistoria dos andamentos das obras do Estado visando à Copa do Mundo do Brasil em 2014. Sem qualquer contato com a imprensa, os arquitetos Carlos de La Corte, chefe do departamento técnico da Fifa no Brasil, Thiago Pelakauska e Izabela Hasek, realizaram um sobrevoo de oito minutos na área onde será construída a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, mas não viram muita coisa, além de mato. Também de helicóptero visitaram outros pontos estratégicos como a Estrada da Batalha, o viaduto que está sendo construído na Avenida Pan Nordestina, em Olinda, além da BR-408, o Terminal Integrado de Passageiros e a Avenida Caxangá.
Em seguida, foram para uma reunião com o secretário da Casa Civil, Ricardo Leitão, e o secretário executivo do comitê gestor de parcerias público-privadas do Governo, Sílvio Bompastor (que acompanhou a equipe na vistoria), no Hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem, local que só foi revelado aos jornalistas após o término do encontro. Procurados pela reportagem do JC, nenhum integrante da comitiva estadual quis adiantar as impressões dos membros da Fifa sobre o projeto pernambucano. O que deve ser feito em entrevista coletiva marcada para hoje.
No entanto, a depender do que foi visto em outras cidades visitadas pela comitiva da Fifa, assuntos polêmicos como os atrasos nas obras, devem ficar em segundo plano. Ou serem abordados de forma superficial. Em todos os municípios vistoriados, apenas autoridades locais falaram sobre as vistorias. E sempre em tom otimista. Um contraste com a preocupação da Fifa.
Em Fortaleza, por exemplo, onde as obras também estão atrasadas, o secretário de esportes do Ceará, Ferruccio Feitosa, disse que os inspetores saíram impressionados a ponto de colocar o Castelão como um dos estádios candidatos a sediar uma das semifinais. Já em Natal, visitada ontem e onde nem sequer começou o processo de licitação, o secretário extraordinário para assuntos relativos à Copa no Estado, Fernando Fernandes, afirmou que os representantes da Fifa saíram satisfeitos e que a capital potiguar tem tudo para fazer “o mais belo estádio do Mundial.”
“Não ter havido entrevista hoje (ontem) foi um pedido que partiu da própria Fifa. As informações sobre a visita só serão passadas amanhã (hoje), às 9h30”, disse o assessor de imprensa da secretaria de planejamento e gestão do Estado, Alexandre Gabriel. Às 8h, o comitê local se reunirá para definir o que será repassado à imprensa.
MINISTÉRIO PÚBLICO
Dez promotores de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) foram designados para acompanhar todas as etapas relativas aos preparativos do Estado para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. O grupo terá a responsabilidade de fiscalizar, desde o planejamento ao licenciamento das obras, contratação e execução de serviços e compras referentes à realização do evento.
“É indispensável que o Ministério Público realize um trabalho preventivo, acompanhando de perto os projetos e obras, evitando demandas posteriores que venham a prejudicar a sociedade e a própria realização do evento”, disse a procuradora-geral em exercício, Maria Helena Nunes Lyra.
Publicado por Jornal do Commercio
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Homepage
» Mistério e silêncio marcam a vistoria da Fifa
Mistério e silêncio marcam a vistoria da Fifa
Posted at 16:52 |  in



0 comentários:
Postar um comentário