Blog Mario Silva

quinta-feira, 26 de março de 2015

São Lourenço: Secretaria de Saúde está promovendo campanha de combate à Tuberculose

Posted at  11:19  |  in  



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esta promovendo, durante toda esta semana, a Campanha em combate à Tuberculose. As atividades iniciaram na última segunda-feira (23), e seguem até a próxima sexta-feira (27). O objetivo é esclarecer e alertar sobre os riscos e sintomas da doença. De acordo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do município, Denilda Figueiroa, a ação é alusiva ao Dia Mundial de Controle à Tuberculose, celebrado na última terça (24). 
A campanha consiste em realizar, nas unidades de saúde de São Lourenço da Mata, uma busca pelos sintomas da doença para identificar novos casos, além de realizar ações educativas com a população, como a distribuição de panfletos e esclarecimentos sobre a transmissão e exames. Até esta quarta-feira (25), a ação já havia sido realizada no Posto de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas, do bairro da Vila do Reinado, e na UPA, em Nova Tiúma.
Ainda segundo Denilda, a tosse seca por mais de 15 dias pode ser sintoma da tuberculose, e os pacientes com suspeita da doença devem fazer o teste do escarro. “O diagnóstico e tratamento são feitos nas próprias unidades de saúde do município, já que a medicação não é vendida na rede particular e é fornecida pelo Ministério da Saúde. O acompanhamento é feito pelos profissionais com exames de escarro mensal e Raio X”, ressalta a coordenadora.
EPIDEMIOLOGIA - De acordo com a SMS, entre janeiro de 2014 a fevereiro de 2015, foram notificados 49 novos casos de tuberculose no município. Além da busca de casos não diagnosticados e de pacientes que abandonaram o tratamento, a campanha visa realizar exames em indivíduos que tiveram contato com os pacientes contaminados. “Caso o paciente interrompa o tratamento antes do tempo correto, ele ganhará uma grande resistência aos medicamentos, que além de não ficar curado completamente, irá transmitir a doença para outras pessoas”, explica Denilda.

A rede municipal de Saúde também oferece a quimioprofilaxia, tratamento para evitar que as pessoas que tiveram contato com os pacientes adoeçam, quebrando assim a cadeia de transmissão da tuberculose.
Fonte: Redação-SECOM

Redes sociais

0 comentários:

--
Copyright © 2015 Blog do Mário .
.
back to top